Suporte Técnico ou TI - Qual a diferença?
Entenda onde as TI terminam e o Suporte Técnico começa.
11 março, 2021 por
Suporte Técnico ou TI - Qual a diferença?
Bitmind, Eloísa Silva

Para uma pequena empresa que está a automatizar o seu processo de produção, pode haver um aumento repentino e esmagador na quantidade de tecnologia que você, como proprietário, precisa de gerir. Como se a nova máquina não bastasse, acumulam-se os novos computadores, o novo software, os novos processos, a formação - e tudo isto é acompanhado com novos fornecedores e novos relacionamentos. Saber quem faz o quê quando surge uma mensagem de erro, pode ajudar muito a reduzir o stress da resolução de problemas e o tempo que leva para resolvê-los.

Então, há uma diferença entre Tecnologias da Informação (TI) e Suporte Técnico de Software? E esses geeks dos computadores não podem simplesmente resolver? A resposta é sim, há uma diferença! No entanto, esses nerds têm especializações totalmente diferentes. A boa notícia é que eles podem trabalhar juntos para fazer com que tudo funcione da maneira que você deseja.

Odoo • Text and Image

Suporte Técnico de Software vs. Tecnologias da Informação (TI)

Em primeiro lugar, quem é quem? A nossa equipa de técnicos são especialistas no software que revendemos - oferecemos suporte técnico e serviços relacionados ao software. TI - infelizmente, não somos nós. Um departamento de TI pode ser alguém que você contrata internamente ou um consultor externo. Eles sabem sobre hardware e os sistemas operativos (SO) que os executam.

Para distinguir os dois, aqui estão algumas das respetivas tarefas para ambas as funções:

Suporte Técnico de SoftwareTecnologias da Informação (TI)
Mensagens de ErroHardware: rato, áudio, monitor
Falha ao iniciar o SoftwareSistema Operativo: Windows, iOS
Formação no SoftwareNetworking
Falhas do Software (Crashes)Permissões de segurança
Acesso à LicençaDomínios para desligar programas antivírus


Trabalhar em conjunto

Preparar-se para o sucesso é uma grande parte do trabalho. Embora as TI e o suporte técnico tenham funções distintas, podem trabalhar juntos para garantir todas as configurações para que as suas máquinas e os seus computadores comuniquem entre si.

As TI instalam o sistema operativo e configuram os computadores para funcionarem como dispositivos autónomos. Posteriormente, a Bitmind instala o software nesses dispositivos. Nesta fase, o nosso objetivo é garantir que o operador possa desenhar retângulos e, em seguida, recortá-los.

Um problema comum no processo de instalação do software ocorre quando as TI implementam permissões ou programas antivírus. É um procedimento correto e o técnico das TI está certo em fazê-lo. O que ele pode não saber é que isso pode ignorar a configuração do software e causar problemas que a nossa equipa não tem acesso para corrigir.

A solução é simples - avise o técnico das TI quando estivermos a fazer a instalação, para que ele possa entrar rapidamente e fazer as alterações necessárias no local, para que os nossos técnicos de suporte possam colocar o software em funcionamento. Criamos uma lista de coisas que deverá fazer antes da instalação para evitar este tipo de obstáculos.

TI internos VS Consultores Externos

Sabemos que ter um departamento de TI interno nem sempre é uma solução viável para os fabricantes. No entanto, há definitivamente muitos prós em ter um delegado das TI interno: este está disponível o tempo todo para suporte, solução rápida de problemas e orientação para tomar as melhores decisões de automação para a sua empresa.

Quando tem alguém na área das TI, sabe que sempre haverá alguém no convés para ajudar. Trabalhar com um consultor de TI externo pode ser mais económico, mas pode resultar em atrasos, pois terá de aguardar pela sua disponibilidade. Mais uma vez, planear com antecedência e comunicar cronogramas aos seus fornecedores ajudará certamente.

Em ambos os casos, o técnico das TI é o seu guru de hardware. Eles conhecem a sua empresa e os seus sistemas de dentro para fora e podem solucionar problemas de drivers, configurar permissões com base nos conhecimentos sobre os seus processos e planear futuras compras de equipamentos. Já nós, Bitmind, por outro lado, somos os seus profissionais de ALPHACAM, CABINET VISION e/ou RADAN. Vivemos e respiramos essas mensagens de erro e sabemos como "consertá-las" quando os seus furos não estão alinhados corretamente, o seu relatório ou os rótulos estão simplesmente errados. Podemos ajudá-lo a ultrapassar os limites de como usa o software, para que a sua equipa trabalhe com eficiência máxima. Podemos trabalhar horas na personalização do software, para que, já os seus técnicos não precisem!


Como se preparar para a visita do suporte técnico
Para garantir que obtém o máximo aproveitamento da visita dos técnicos da Bitmind, veja esta pequena lista de pontos que o seu departamento das TI pode verificar de antemão:

  1. Conheça os requisitos mínimos do sistema (ALPHACAM/ CABINET VISION/ RADAN) e as recomendações do servidor com antecedência para poupar tempo.

  2. Certifique-se de que o seu servidor está funcional e configurado com as permissões adequadas para os utilizadores envolvidos.

  3. Instale o sistema operativo no posto de trabalho.

  4. Tenha já instaladas as atualizações mais recentes do Windows.

  5. Faça download do executável de instalação no Portal do Cliente Hexagon.

  6. Saiba com antecedência que o servidor precisará de ser reinicializado e certifique-se de que todos também o sabem.


Faça chegar esta lista ao seu responsável das TI e informe que podem pedir-nos o que precisarem para se prepararem para a instalação. Gerir todas estas mudanças na sua empresa pode ser desafiante, mas saber quem está na sua equipa pode ajudar. Estamos aqui para ajudá-lo e ansiosos para trabalhar consigo na sua próxima grande etapa.

Suporte Técnico ou TI - Qual a diferença?
Bitmind, Eloísa Silva 11 março, 2021
Partilhar este post
Arquivar