9 Dicas para Cortar Acrílico com o CABINET VISION
11 fevereiro, 2021 por
9 Dicas para Cortar Acrílico com o CABINET VISION
Bitmind, Eloísa Silva


Muitos clientes que cortam painéis de madeira com fresadoras CNC de Nesting, procuram maneiras de cortar painéis de acrílico com a mesma máquina. Como trabalhar com materiais plásticos requer um pouco mais de cuidado do que cortar madeira, existem alguns princípios básicos que convém saber para garantir o sucesso. Veja abaixo 9 dicas profissionais para cortar acrílico usando o Cabinet Vision, por Christopher Manclière, especialista sénior em software da Planit Canada.

Odoo - Sample 1 for three columns

Figura 1 - Recepção com painéis de acrílico no Cabinet Vision

Odoo - Sample 2 for three columns

Figura 2 - Seção transversal de um painel final de acrílico no Cabinet Vision

9 Dicas para cortar Acrílico com o CABINET VISION

1. Gestor de Materiais No Cabinet Vision, crie o acrílico como um material do Panel Stock no Gestor de Materiais. É semelhante a um material de vidro em termos de acabamentos e textura.

2. Atribuir uma ferramenta. Deverá atribuir uma ferramenta a este material, para garantir que não usa a mesma ferramenta nos painéis de madeira.

3. Selecione a fresa certa. Deve usar uma fresa desenhada para corte de acrílico. Uma ferramenta de cisalhamento ascendente é recomendada para este tipo de material. A fresa de um cortante Z1 é uma boa escolha. Confira com o seu fornecedor de ferramentas.

Figura 3 - Exemplo de uma broca de cisalhamento O-Flute de carboneto de tungsténio para plásticos


4. Diâmetro da Fresa. Se cortar painéis grandes, o melhor é usar uma fresa de maior diâmetro possível, para poder cortar mais fundo numa única passagem e ter um acabamento melhor. 
Uma boa regra para determinar a profundidade de corte é cortar metade do diâmetro da ferramenta numa única passagem (para uma fresa de 12mm terá uma profundidade de 6mm por passagem).

5. Taxa de Avanço (Feed Rate). A taxa de avanço é mais lenta comparativamente quando corta madeira. Para uma fresa de 12mm de diâmetro, pode tentar uma taxa de avanço de 5 metros por minuto.

6. Velocidade do Fuso (Spindle Speed). A velocidade de rotação do motor (em RPM) deverá estar no limite máximo (normalmente 18000 RPM). Se for mais rápido do que 18000 RPM, pode ser necessário aumentar a taxa de avanço também, para evitar o derretimento do plástico.



Figura 4 - Configuração da ferramenta no S2M Center


7. Faça testes. Deve executar algumas peças de teste e encontrar a taxa de avanço de corte e a velocidade do fuso ideais para a máquina. As configurações acima são apenas um ponto de partida. A ideia é obter um bom corte limpo e sem derreter o plástico à medida que é cortado.

8. Sucção. É preciso ter uma boa sucção na mesa da máquina CNC para proteger as peças de acrílico. O excesso de vibração pode resultar num mau acabamento.

9. Película protetora. Deixe a película protetora na superfície inferior do painel de acrílico durante o corte.


Figura 5 - Otimização dos painéis de acrílico no S2M Center


Se tiver alguma dúvida sobre as configurações para cortar acrílico, entre em contato connosco em suportecv@bitmind.com.


9 Dicas para Cortar Acrílico com o CABINET VISION
Bitmind, Eloísa Silva 11 fevereiro, 2021
Partilhar este post
Arquivar