Parceria Formula Student
Competição de veículos do tipo Formula em circuitos internacionais
8 agosto, 2022 por
Parceria Formula Student
Bitmind, Eloísa Silva

Por Miguel Ribeiro - EV Team Leader, FSIPLeiria

Competição Formula Student - o Projeto

A Formula Student é dos eventos mais prestigiados do Mundo entre estudantes da área de engenharia e gestão, onde competem equipas de diversas universidades Mundiais com veículos do tipo Formula em circuitos internacionais. O objetivo ambicioso desta competição consiste em levar os alunos a projetarem, desenharem e produzirem um protótipo de raiz de maneira a competir nas provas estáticas (avaliação ao nível de engenharia e gestão) e nas provas dinâmicas (de velocidade e endurance) com os veículos criados pelas outras equipas. Sendo um projeto inteiramente gerido e realizado por alunos, onde metem a “mão na massa”, estes ganham as competências técnicas e as soft skills necessárias para ingressarem no mercado de trabalho.

A equipa FSIPLeiria

Relativamente à nossa equipa, a FSIPLeiria é composta por história, tendo desenvolvido e competido com o seu 1º protótipo em 2006 e com um 2º em 2014. Este ano, decidimos ir mais além e seguir as tendências do mercado, nomeadamente com o downsizing, com o uso de turbocompressor e com o uso de biocombustíveis. Para além disso, foi realizado um estudo aerodinâmico completo para a otimização do desempenho em pista.

Esta componente aerodinâmica foi um desafio por envolver várias etapas e várias entidades para conseguirmos construir o pack aerodinâmico em fibra de carbono. Nomeadamente, é necessária a componente de desenho e simulação, de maquinação dos moldes e de laminação da fibra de carbono.

Apoio da Bitmind

A maquinação dos moldes foi o que mais mudou relativamente aos outros anos da equipa. Querendo construir componentes sem interior (ocos) para reduzir o seu peso, foi necessário produzir vários moldes de cavidade negativa a partir de MDF, levando a deadlines bastante curtas. Com o fornecimento da madeira e o acesso a uma CNC de 3 eixos assegurado, a Bitmind rapidamente aceitou o apoio ao nosso projeto através do fornecimento do software ALPHACAM e de um pós-processador customizado especificamente para a nossa CNC. Desta forma, foi nos possível programar os nossos códigos CAM, dando-nos a flexibilidade e rapidez necessárias através de uma interface intuitiva e o constante apoio técnico fornecido.

Saiba mais sobre a competição em https://formula.ipleiria.pt/pt/home-2/


Parceria Formula Student
Bitmind, Eloísa Silva 8 agosto, 2022
Partilhar este post
Etiquetas
Arquivar