Euroskills 2014
Madeiras conquistam uma medalha de prata
15 outubro, 2014 por
Euroskills 2014
Bitmind, Eloísa Silva


Carlos Rodrigues, sócio-gerente da Bitmind e formador no CFPIMM/IEFP, foi reeleito pelos seus pares internacionais presidente do júri da profissão “Operador de máquinas de 2.a transformação da madeira” para o próximo Euroskills, a realizar em 2016 na Suécia. A sua reeleição ocorreu em Lille-França, no decurso do Euroskills 2014, campeonato europeu das profissões, onde o candidato português arrecadou a medalha de prata.

No Euroskills 2014 esta foi uma das medalhas de prata conquistadas por um jovem trabalhador português. Rui Nunes, 18 anos, conquistou a medalha de prata na competição relacionada com “tecnologia das madeiras”. O jovem trabalhador premiado foi formando do curso de “técnico de programação e operação em máquinas de CNC” do CFPIMM (em Lordelo) e atualmente trabalha numa empresa de mobiliário com sede em Paços de Ferreira.

Depois do Ouro obtido em 2012 na prova desta profissão, esta foi a única das três profissões relacionadas com as madeiras que conseguiu conquistar uma medalha. Rui Nunes, o jovem concorrente português da profissão “Operador de máquinas de 2.a transformação da madeira” foi sujeito a provas que envolveram o uso de máquinas convencionais e de CNC (Comando Numérico Computorizado) e teve que executar peças usando o Alphacam, o software de CAD/CAM eleito para esta prova (e o mais popular entre os industriais de mobiliário).

Portugueses medalhados

O Campeonato Europeu das Profissões decorreu de 2 a 4 de outubro em Lille-França e juntou jovens profissionais de 25 países europeus. Tendo em vista a promoção da educação profissional e fornecer modelos de carreira aos jovens em idade escolar, os cerca de 450 jovens menores de 25 anos competiram em quatro dezenas de diferentes profissões para demonstrar a excelência do seu conhecimento, mostrando as habilidades dos seus vários ofícios.

Nesta prova de 2014 a delegação portuguesa conquistou um quinto lugar coletivo e nas diferentes provas obteve duas medalhas de ouro (receção hoteleira e soldadura), cinco medalhas de prata (entre elas a das madeiras e 1 medalha multiskill) e três medalhas de bronze.

Euroskills 2014
Bitmind, Eloísa Silva 15 outubro, 2014
Partilhar este post
Etiquetas
Arquivar